Os Abatidos 243 -Condrieu Les Chaillés de L’Enfer 2019

Produtor: Domaine Georges Vernay

Variedade: 100% Viognier de vinhedos com mais de 50 anos

Origem: Rhône North – França

Álcool 13%

Preço R$ 1.898,00 para safra 2019 na Anima Vinum

Álcool 14.5 %

A Domaine Georges Vernay e referência de vinhos com muita elegância e finesse um dos vinicultores que alicerçaram a produção de grandes vinhos em Condrieu. Fundado em 1930 por Francis Vernay, avô de Georges, cresceu pouco a poco até chegar em sua 4ª geração com 24 hectares de vinhedos. Reconhecido com o pai da Viognier foi o principal responsável pelo crescimento desta uva em sua região. Hoje é sua filha Christine que gerencia a vinícola e já marcando seu nome na história da vinícola por iniciar a produção de vinhos tintos o que não ocorria nas gerações passadas, assim por ter iniciado a transformação do Domaine para a agricultura 100% orgânica. Emma filha de Christine já iniciou suas atividades com a vinícola sendo responsável pelo próximo passo que tornar seus vinhedos biodinâmicos. A geografia da região lembra em muito as encostas do Douro e seus solos são constituídos por granito, sílica arenosa, mica e xisto.

Christine e Emma

Vinificação e guarda: Colheita manual das uvas plantadas em solo granítico. Vinificação tradicional com curto envelhecimento em borras finas por alguns meses. As uvas são prensadas diretamente com muita delicadeza com seus engaços. Tanto a decantação como a fermentação são efetuadas com o tempo necessário para otimizar a preservação de todos os elementos intrínsecos da uva, que irão conferir todo o sabor e elegância ao vinho. O vinho é então envelhecido em barricas (não mais de 25% de barricas novas) por mais de um ano. A biodinâmica exige que o engarrafamento ocorra em dias parados, sem vento, de preferência um dia de frutas (quando a lua está em Áries, Leão ou Sagitário) e com lua crescente.

Descrição – Dourado claro, brilhante. Olfativamente complexo com muitas camadas aromáticas como pêssego, Pêra, muita mineralidade trazendo um toque levemente salino, flores brancas, cítricos, menta, e leve especiaria, tudo muito delicado. Na boca, direto, ótima acidez, elegante, final de boca minera e floral. Um vinho encantador talvez o melhor Viognier que tomei até hoje

Avaliação 4

@condrieu @Viognier @animavinum @Georgesvernay

Deixe um comentário