Produtor – Domaine Raphael Sallet
Safra 2021
Uvas – Varietal 100% Chardonnay
Origem: Borgonha – França
Álcool: 13%
Preço: USD 20
Importador: Não disponível no Brasil
A História
Raphael Sallet proprietário da vinícola aprendeu seu trabalho junto a seu pai Gerard que trabalhava na elaboração de vinhos em uma cooperativa. Mas ambicioso fundou seu próprio Domaine em 1986 aos 21 anos de idade adquirindo meio hectare de vinhedos, colhendo e vinificando suas próprias uvas para lançar sua primeira safra em 1987. Nos anos seguintes até 1991 plantou1,5 hectares de vinhedos por ano. Em 1992 seu pai deixa a cooperativa e passa a trabalhar com Raphael. Hoje a vinícola conta com 26 hectares elaborando vinhos nas denominações Mâcon Uchizy, Mâcon Chardonnay e Mâcon. Desde 2018, também cultivam 2 hectares e meio na cidade de Viré, incluindo o terreno “Clos du Chapitre”, a antiga vinha de Moines de Cluny. O que lhe permite elaborar vinhos também na denominação Viré-Clessé. Hoje produzem 100 mil garrafas ano.
Os vinhedos
A propriedade está localizada entre as aldeias de Uchizy, Plottes e Chardonnay, que é historicamente o berço da famosa uva de mesmo nome, em terrenos 260 m acima do nível do mar. O vinhedo tem exposição sudeste e clima temperado, e está localizado em encostas rochosas com calcário e argila.
Processo
As uvas são prensadas lentamente em prensas pneumáticas a baixa pressão, o mosto obtido é sedimentado a baixa temperatura. A vinificação é efetuada em cubas com temperatura controlada para preservar o frescor e o frutado natural, passando por fermentação alcoólica, malolática e depois envelhecimento sobre borras finas. Trasfega e filtragem antes do engarrafamento. Sem passagem por madeira.
Notas de degustação
Palha indo para dourado, bem brilhante. Olfativamente limpo concentrando mais em frutas cítrica e brancas como pera e maçã complementado por flores brancas e refrescante mineralidade. Na boca e vibrante e levemente rústico o que lhe dá um grande potencial gastronômico. A princípio um vinho honesto para ser tomado jovem, mas juro que queria prová-lo com uns 10 anos de garrafa. Definitivamente um vinho de ótimo custo-benefício.
Pontuação: 3,5