Produtor – Vinhedos e Crianzas del Alto Aragon
Safra 2004
Uvas – Varietal 100% Cabernet Sauvignon
Origem: Somontano Espanha
Álcool: 14 %
Preço: Euros 17 na Espanha.
Importador: No passado importado pela Ravin hoje sem importador
A História
A Enate é uma vinícola relativamente jovem pois foi inaugurada em 1992 localizada em Somontano ao Nordeste da Espanha ao sul dos Pirineus em uma região que de acordo com quem a conhece se destaca pelas lindas paisagens e a receptividade de seu povo, espero poder visitar esta região um dia. Contrariando a maioria das vinícolas espanholas a Enate resolveu focar em varietais estrangeiras para elaborar seus vinhos e conta com o mesmo enólogo Jesus Artajona Serrano desde sua fundação o que nos deixa animados e esperançosos pela experiência que o mesmo adquiriu com este terroir e seu processo de produção. ENATE é uma vinícola moderna e ecologicamente correta, que celebra a arte como parte integrante da visão da empresa; eles se descrevem como o lugar “onde a arte e o vinho se tornam um”. Possuem uma grande galeria da arte e todos os seus rótulos trazem o trabalho de algum artista contemporâneo.
Vinhedos
A empresa iniciou atividade com 25 hectares de vinhedos, mas hoje já conta com aproximadamente 500 há localizados em solos calcários em terras acima de 600 metros do nivel do mar. O clima é continental, com temperaturas muito frias no inverno e quentes no verão.
Processo
As uvas são cultivadas seguindo as normas da agricultura orgânica, são colhidas manualmente e colocadas em caixas, seguindo para o processo de vinificação. A fermentação alcoólica é realizada em tanques de aço inoxidável cuja temperatura é controlada a 28°C. Terminada a fermentação, o vinho é transferido para barricas novas de carvalho francês onde sofre fermentação maloláctica e posteriormente lá permanece durante 18 meses antes de ser engarrafado o vinho repousa também mais um ano em cubas de inox para um polimento perfeito.
Notas de degustação
Granada média concentração, halo de evolução aparente. Olfativamente complexo marcado por frutas negras com leve evolução, café, couro, ervas secas, especiarias lembrando pimenta do reino e leve tostado. Na boca tripe acidez, álcool e taninos em perfeita harmonia, persistência longa, boa textura e final sedoso confirmando o olfativo. Um ótimo cabernet aberto na janela correta acompanhou bem um carré de cordeiro.
Pontuação: 3,5
#Enate #CabernetSauvignon #Wine #Vinho #Vinos #Somontano #VinosdeEspaña