Produtor –Jean Paul Droin
Safra 2013
Uvas – Varietal 100% Chardonnay
Origem: Borgonha – França
Álcool: 13 %
Preço: USD 150 nos EUA
Importador: Mistral sem o Les Clos no momento
História
A história dos Droin na região de Chablis data de 1537 quando junto com outros 750 proprietários compartilharam 600 hectares de vinhedos. Todos os climats (Denominações) atuais já estavam plantados com vinhedos e tinham o mesmo nome de hoje. A família Droin tem produzido vinho há mais de 400 anos com a propriedade agora gerida por Benoit Droin da 14ª geração.
Vinhedos
Os Droin possuem 13 hectares de vinhedos e produzem cinco grand crus e sete premier crus. Les Clos é o mais poderoso e bem avaliado entre todos os grandes crus. Seus vinhedos adotam as práticas sustentáveis sempre que possível.
Processo e Guarda
As uvas passam por prensagem pneumática. Decantação enzimática natural durante 12 a 24 horas a temperatura de 15°C segue para fermentação com leveduras indígenas, sendo uma parte em tanques de inox, parte em barrica. Fermentação maloláctica seguida de montagem após 8 a 10 meses. Colagem se necessário, ligeira filtração e engarrafamento. Leve passagem por barricas antes do engarrafamento que é feito sem qualquer colagem ou filtração, mas com o resultado de um processo de clarificação natural
Notas de degustação
Palha ainda levemente verdeal, brilhante. Nariz complexo trazendo pêssego branco, frutas amarelas frescas, pimenta branca, muita mineralidade, borracha e toque salino. Na boca alta acidez, seco, picante, estruturado, harmonioso mostrando força e elegância. Pronto para o consumo, mas acho que melhora ainda mais com uns 2/3 anos de garrafa.
Pontuação: 4
#Chablis #ChablisGrandCru #Droin #JeanPaulDroin #Mistral #Chardonnay #VinhosdaBorgonha #Vinhosfranceses