Viña Real Oro Reserva- Os Abatidos 330

Produtor – CVNE

Uvas – Tempranillo, Garnacha e Graciano

Safra – 2005

Origem – Rioja Alavesa – Espanha

Álcool – 13,5 %

Preço USD 57 nos EUA para esta safra

Importador – Esta linha não e distribuída no Brasil

HISTÓRIA

A Viña Real é a pioneira na vinificação na Rioja Alavesa, sua fundação remonta a 1920 e permaneceu até hoje fiel às suas raízes, com autenticidade em primeiro plano. Mais recentemente, em 2004, inaugurou sua mais nova vinícola a Viña Real em Laguardia, onde todo o processo ocorre desde o recebimento das uvas até o despacho dos vinhos engarrafados. A vinícola faz parte do grupo C.V.N.E. que é composto pelas seguintes vinícolas: Cune, Imperial, Vinhedos del Contino, Monopole, Asúa, Bela, Virgem del Galir, Laval Jorge Goular e a própria Viña Real. Desde o início de suas operações a companhia está comprometida com o meio ambiente, seu entorno e suas pessoas, desenvolvendo planos ambientais e sociais que levaram a uma produção sustentável de seus vinhos.

  VINHEDOS

Os 73 hectares de vinhedos da Viña Real são plantados desde a Serra Cantrabia até o rio Ebro desfrutando do melhor terroir da Rioja Alavesa. O Viña Real tem sido tradicionalmente produzido com uvas de Laguardia e Elceco e vinhedos próprios da vinícola, como San Ginés e Castejones localizados a uma altitude de 500 a 650 m, com solos principalmente calcários, mas também arenosos, pobres em matéria orgânica, em vinhas localizadas na encosta voltada para o sul. Nos últimos anos, passaram a utilizar também uvas de seus vinhedos em Labastida.

PRODUÇÃO E GUARDA

Após a maceração a frio de pré-fermentação de 24 horas, a fermentação alcoólica ocorre usando leveduras indigenas em tanques de inox a uma temperatura de 28-30ºC. O envelhecimento é realizado em barricas novas de origem francesa e americana, onde o vinho permanece por uma média de 24 meses. O vinho é clarificado antes do engarrafamento para obter um produto mais limpo, suave e brilhante. Uma vez na garrafa, o arredondamento ocorrera dentro de um mínimo de 3 anos, atingindo seu auge muitos anos depois.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

Rubi extra tinto, com leve halo. Olfativamente trazendo muita fruta negra fresca, pólvora, balsâmico, especiarias, couro e um toque redutivo. Na boca acidez correta, taninos finos e sedosos, estruturado, persistência longa, suculento retrogosto frutado com toques de chocolate amargo e tostado.

Avaliação – 3,5

#VinaReal #RiojaAlavesa #Rioja #VinodeEspana #VinhosEspanhois #Tempranillo #Garnacha #Graciano #VinhosdoVelhoMundo #Wine #Vino #Vinho #CVNE

Deixe um comentário