Quando eu tinha meus 16 anos eu e meus amigos usávamos muito uma frase muito popular na época Do pirú ! Significando coisa muito boa.
Pois bem hoje a noite tive que reviver a frase ao tomar um vinho delicioso, o vinho era realmente do pirú ou do Peru ?
VINHO DO PERU ? Pois é, e digo mais, de muito boa qualidade.
A convite nos amigos inseparáveis Cosme e Damião (Beto e Daniel), estive hoje na Vino e Sapore do outro amigo Filipe para uma degustação de Zinfandel, que teve vinhos gentilmente cedidos peala importadora Smart Buy e que prometo contar a vocês em outro post. Mas o Beto Duarte resolveu nos fazer uma surpresa e para lá levou este tal vinho Peruano que deixou todos surpresos. O nome do dito cujo?
INTIPALKA Vale del Sol , um corte de Cabernet Sauvignon e Syrah com 14,5% de álcool elaborado pela Bodega Santiago Queirolo fundada em 1880 em Pueblo Libre, Peru.
O vinho provado tem DO em Ica, e passou por 6 meses de barrica francesa em 40 % de seu volume. Vamos a sua descrição:
Violáceo, média concentraçãoo, sem halo, e brilhante. Olfativamente, complexo com framboesa, ameixa, terroso, sottobosco, couro, animal e tostado. Na boca alta acidez, taninos firmes, corpo médio, persistência longa e retrogosto com ameixa e terroso. Um vinho muito bem elaborado, que me lembrou vinhos da região do Chianti, muito gastronômico. Nota 87 de 100
Assim é que deve ser a vida, cheia de surpresas agradáveis, do pirú