Benjamin Wille Baumkauff – Proprietário e seu Aszú Esszencia |
Ela – Como? Viciado no que?
Eu – Viciei em Esszencia Aszú
Ela – E que diabo é isso?
Eu – É só um vinho, que representa o topo da linha de vinhos doces da Hungria chamados Tokaji.
Ela – E o que tem isso a ver com vício?
Eu – Pois é querida, e que a coisa é meia carinha, He He He ! Cada vinho ( garrafa de 500 ml) sai por R$ 595,00. Por isso queria te avisar.
Ela – Toma tento meu caro, não vai viciar não, eu não vou deixar, preciso cuidar de nossa saúde (financeira). Mas admito que fiquei curiosa me dê mais detalhes .
Eu – Tokaji ( pronuncia-se Tokay) é um vinho doce produzido com uvas brotitizadas da variedade Furmint. O primeiro sumo que escorre naturalmente das cubas onde as uvas são colhidas produzem o ESSZENCIA. Este néctar nem mesmo pode se chamar de vinho, pois é quase um mel com 500 a 700 gramas de açúcar por litro ou mais. Atualmente ele é utilizado para ser adicionado aos “Vinhos Tokaji Aszú ” para ajustar o conteúdo de açúcar. Os Tokaji são classificados por 3, 4, 5 e
6 Puttonyos.
Ela – Mas que diabo é esse plutônio? É radioativo?
Eu – Não é Plutônio não, é Puttonyo. É uma forma de informar o conteúdo de uvas utilizado para a confecção de cada litro de vinho. Cada puttonyo representava 25 kg de pasta ( Aszú) que é juntada a 136 litros de vinho base. Portanto 3 Puttonyos correspondem a 75 kg de pasta em cada 136 litros de vinho base. A pasta é produzida unicamente por uvas botritizadas. O conteúdo de açúcar residual em cada uma das diferentes categorias de Tokaji é o seguinte:
3 Puttonyos – 60 gramas ou mais de açúcar por litro
4 Puttonyos – 90 gramas de açúcar por litro
5 Puttonyos – 120 gramas de açúcar por litro
6 Puttonyos – 150 gramas de açúcar por litro
Aszu Esszencia – 180 ou mais gramas de açúcar por litro
Esszencia – Acima de 450 gramas de açúcar por litro
Ela – Putz, mas você toma vinho ou estuda história?
Eu – Pois é conhecer a historia também faz parte.
Ela – Sei, sei! Agora uma coisa não ficou clara para mim. No que você ficou viciado? No Néctar, sumo, ou seja lá o que você queira chamar ?
Eu – Não minha querida, esse ai ainda não provei, viciei mesmo no Aszú Esszencia que é todo o vinho produzido e que tenha mais do que 6 Puttonyos, e que foi uma nova categoria criada recentemente para os vinhos Tokaji.
Ela – Gente!!! Não sei como você pode curtir essa confusão toda. Eu prefiro mesmo é tomar vinho. Mas do meu lado você não vai viciar não, é muito caro.
Eu – Puxa vida assim não dá precisamos discutir nossa relação. Então vou tomar um Amarone para esquecer.
Ela – Amarone? O que é isso? Vicia também?
OBS: Bem este tema fica para uma próxima oportunidade.
Olha esse “Eu”, pode ser você. Essa “Ela” pode ser sua companheira.
O Eu em questão fez esta historinha depois de ter tomado um Tokaji Aszú Esszencia 2000 da Pendits na Decanter Wine Show, que de acordo com o produtor tinha acima de 200 gramas de açúcar por litro. Segue a descrição do vinho: Dourado indo para Topázio, alta concentração, brilhante. Olfativamente complexo, mel, frutas exóticas lembrando manga e maracujá, pêssegos, nozes, e tostado agradável. Na boca, muito fresco, com ótimo balanço, amanteigado, bom corpo, persistência longa e retrogosto agradável com toques de maracujá e mel. NOTA 93/100
Walter Tommasi.
he he he . ainda quero provar um Esszencia Néctar
Walter meu amigo,
Depois de degustar Aszu Esszencia ficamos realmente viciados !!!
Abs e saúde
vivendoavida.net
Silvestre