EVENTO DO MÊS – NOVEMBRO 09 – Vinhos do Alentejo – CVRA

EVENTO: – Apresentação / degustação exclusiva de vinhos do Alentejo no Brasil – Local : Hotel Unique – Av Brigadeiro Luiz Antônio 4700 Jardins . Data 24/11/09
REALIZAÇÃO: CVRA – Comisão Vitivícola Regional Alentejana WWW.vinhosdoalentejo.pt
ORGANIZAÇÃO: Exponor Brasil – Sandra Almeida – Fone: 55 (011) 3141 9444 55 (011) 3141 9444 fernandafonseca@propop.com.br
ASSESSORIA: Ch2a comunicação Al Lorena 638 cj 124 fone (011) 3253 7052 (011) 3253 7052 www.ch2a.com.br
O Evento: Mais um evento montado com o intuito de divulgar os vinhos Portugueses, desta vez dando destaque aos exemplares da região de Alentejo. Venho comentado com meus amigos do meio do vinho que os portugueses certamente são hoje o melhor exemplo do que se deve fazer para divulgar produtos. Temos visto uma serie de eventos e esforços evolvendo todas as entidades representativas dos produtores, distribuidores, associações, comissões, importadores, e até mesmo o governo, certamente um exemplo de competência e muito profissionalismo.
O Alentejo vinícola estende-se por cerca de 22.000 hectares. São planícies e vales,ocupadas por vinhas que se beneficiam de um excepcional terroir para a elaboração de seus vinhos que tem como principais castas a Trincadeira , Aragonês ,Periquita, Alicante Bousche , Roupeiro, Antão Vaz .
Sobre a CVRA
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É ainda responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua atividade é financiada pela venda dos selos de certificação que integram os contrar rótulos dos Vinhos do Alentejo.
Destaque dom Editor: Tive a oportunidade de provar apenas 27 dos mais de 150 vinhos apresentados no evento e gostaria destacar os 4 que me encantaram.
Herdade dos Grous Moon Harvested 2006 – Maravilhoso exemplar produzido pelo enólogo Luiz Duarte com a variedade Alicante Bouchet e colhido de acordo com os ciclos da lua. Produto passa por 12 meses em barricas novas francesas. Rubi indo para o granada, boa concentração e leve halo. Complexo com aromas de fruta negra em compota, toques minerais e herbáceos lembrando erva doce, e especiariase agradável tostado. Na boca perfeito, ótima acidez, taninos doces, estruturado e de longa persistência, retrogosto frutado com toque de café Dei a ele 90 pontos. Importado pela Épice.
Herdade dos Grous Branco 2007 – Outro vinho de Luiz Duarte produzido com as castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro,sem contato co madeira, certamente o melhor branco da noite. Palha verdial claro, brilhante. Vinho com predominância olfativa mineral, com toques florais, ligeiro petrolato, herbáceo, e final lácteo. Na boca o dueto acidez e álcool absolutamente sem arestas, untuoso, corpo e persistência longa e um final de boca sedoso e fresco. Dei a ele 89 pontos. Importado pela Épice.
Blog 06 – Vinho produzido com as castas Alicate Bouchet, Touriga Nacional, e Syrah é um novo lançamento da Adega Alentejana. Violeta de média concentração sem halo de evolução. Nariz austero, com Cereja, tostado, ligeiro químico, ervas verdes de cozinha e tostado bem integrado. Na boca elegante, ótima acidez, taninos finos, boa estrutura, persistência longa e retrogosto frutado. Dei a ele 88 pontos
Quinta da Terrugem– Vinho produzido pela Caves Aliança representada no Brasil pela, ECOS . É produzido com as castas Trincadeira, e Alicante Bouchet pelo enólogo Francisco Antunes. Rubi violáceo de média intensidade e sem halo de evolução. Aromas balsâmicos, lácteos, especiarias e toque tostado. Na boca macio, ótima acidez, taninos finos, bom corpo persistência, e retrogosto frutado . Dei a ele 88 pontos

Deixe um comentário