Os Abatidos 218 – Juan Carrau Cepas Nobles 2005

25 de Dezembro de 2021

Variedade: Varietal 100% Cabernet Sauvignon

Origem: Cerro Chapeu – Uruguay

Álcool:  12 %

A famíia Carrau iniciou sua história no mundo dos vinhos em 1752 na Espanha quando Don Francisco Carrau Vehils, comprou seu primeiro vinhedo. Em 1930 parte da família se mudou para o Uruguay, seguida em 1968 também para o Brasil onde produziram o Chateau Lacave e o mitico Velho do Museu. Hoje a Juan Carrau é uma das mais tradicionais vinícolas do Uruguay com uma ampla linhas de produtos: Casa de Varzi com 3 cortes, Cepas Nobles com 8 varietais, Reservas com 6 rótulos, Coleccion Barricas com 4 varietais tintos, Grandes Reservas com 5 rótulos, e Espumantes com dois exemplares.

Preço: Por volta de R$ 80

Onde encontrar: Em diversas enotecas

Descritivo: Granada, média concentração, halo de evolução. Nariz com frutas negras com ligeira evolução, balsâmico, fores escuras, vinoso, com toque lácteo. Na boca acidez e corpo médio, taninos resolvidos, macio, boa persistência e retrogosto frutado com evolução. Um vinho maduro, sedoso, bem harmonioso.

OBS: Um vinho de entrada de linha muito bem balanceado, com excelente relação custo/benefício e que ainda por cima aguenta longa guarda. Este vinho me lembra muito os vinhos nacionais elaborados de forma tradicional que sempre surpreendem pelo seu potencial de guarda. Vamos dar uma oportunidade aos vinhos uruguaios pois eles merecem. Ainda tenho uma garrafa deste vinho na adega que certamente terei muito prazer em tomar ainda este ano.

Vinificação e Guarda – Uvas colhidas manualmente, selecionados e vinificadas com uma curta maceração de 2 dias a baixa temperatura, fermentados em tanques de aço inoxidável a 22ºC. Sem passagem por madeira.

Avaliação: 3,5

Deixe um comentário