Variedade: Corte com 40% Cabernet Sauvignon, 30% Malbec, 20% Carmènére e 10% Cabernet Franc.
Origem: Maule Chile
Álcool: 13,5 %
A indústria de vinhos chilenos foi definitivamente uma da que mais se expandiu especialmente no final dos anos 80 quando reinavam os vinhos denominados de fruit bomb, mas foi na mesma época que a Casa Donoso foi fundada mas tendo como foco a produção de vinhos mais tradicionais seguindo o estilo dos vinhos do velho mundo. O investimento foi realizando por um grupo de empresários estrangeiros que iniciaram adquirindo a fazenda “La Oriental”, localizada o coração do Vale do Maule, a 250 quilômetros ao sul de Santiago do Chile, pertencente a Lucia Donoso Gatica de onde origina eu nome. Sua linha de vinhos contempla seu vinho ícone, “D” Casa Donoso, o Super Premium Perla Negra”, os vinhos Premium Casa Donoso 1810 e Casa Donoso Clos Centenaire. E finalmente os vinhos Grande Reserva “Bicentenario” e Reserva “Evolución” todos eles elaborados com uvas de seus 4 vinhedos próprios que hoje montam a 710 hectares.
Preço: R$ 130
Onde encontrar: Emporio Frei Caneca
Descritivo: Rubi, boa concentração, leve halo. Olfativamente com boa presença de frutas negras como cerejas e ameixas, toque balsâmico, flores escuras, especiarias lembrando pimenta do reino e tostado delicado e bem integrado. Na boca, muito elegante, alta acidez, taninos totalmente resolvidos, álcool ok, corpo médio final longo confirmando as frutas negras. Um vinho muito bem elaborado suculento, bem no estilo velho mundo quem me agradou demais e acompanhou perfeitamente um capeletti de queijo com molho de carne de porco.
Vinificação e Guarda – A colheita foi feita separadamente à mão durante o mês de abril. Envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Avaliação: 3,5