Domaine Jaboulet   – Ermitage Rouge 2015 -Os Abatidos 265

Produtor Philippe & Vincent Jaboulet

Safra 2015

Uvas – Syrah

Origem: Rhône North  França

Álcool: 14,5 %

Preço: R$ 925,00

Importador: Elevage

A História

O Domaine Philippe & Vincent Jaboulet foi fundado em 2006 por conta da venda da afamada Maison Paul Jaboulet Ainé onde Philippe era responsável pelos vinhedos e compra das uvas de terceiros. Como parte do acordo mantiveram 13 hectares de vinhedos da família e adquiriram mais 15 hectares incluindo um pequeno lote em Cornas chamado de Thalanert com vinhedos de até 80 anos que pertencia a Paul Jaboulet, e que com a aquisição mudou de nome para Nouvélere. Vincent representa a 6 geração da família Jaboulet formado em enologia com experiências tanto na França, quanto no novo mundo especificamente na Austrália.

O Domaine

O Domaine elabora vinhos de 4 denominações: Hermitage/Ermitage: Vinhos tinto e branco da mais prestigiosa denominação da região norte da Côte du Rhône e vinhedos com 1,3 hectares. Cornas vinho tinto com uvas cultivadas nas encostas ocidentais do Rhône de vinhedos com 2,5 hectares plantados em solos graníticos. Crozes-Hermitage: vinhos tintos e brancos com uvas cultivadas em vinhedos de 25 hectares ao redor das encostas de Hermitage, e IGP com vinhos tintos e brancos de vinhedos com 2 hectares sendo 50% Syrah e 50% Viognier.

Processo e maturação

A videiras deste Domaine produzem os vinhos de forma sustentável, e obtiveram a classificação HVE em 2016 por adotar métodos biodiversos que envolvem a preservação do estado natural dos vinhedos. O HVE nível 3 é o nível mais alto desta certificação pelo produtor se comprometer com uso de zero pesticidas, herbicidas e inseticidas químicos. Comprometidos com o ecossistema controlam o uso da água durante todas as etapas da produção. Vinificado em cubas de madeira com bombeamento duas vezes ao dia e maceração longa, de 4 semanas. Amadurecido por 24 meses em barris de carvalho de 228 litros, 50% novos,

Notas de degustação – Rubi ainda com reflexos violáceos, com grande concentração de cor sem halo de evolução. Olfativamente complexo, com frutas negras frescas, ervas aromáticas, especiarias lembrando pimenta do reino, café e toque defumado. Na boca potente, estruturado, alta acidez, taninos firmes e presentes, longo, ponta de álcool, e final frutado e tostado. Um vinho com tudo a mais, porem com grande equilíbrio, tempo de garrafa lhe fará bem, em minha opinião abrir a garrafa hoje é um infanticídio, se comprar e tiver paciência guarde por uns  10 a 15 anos.

Degustado em visita a importadora Elevage.

Pontuação: 3,5

Ver matéria completa em https://tommasinovinho.com.br ou em minha BIO

#Jaboulet #domainephilippe&vincentjaboulet #rhone #syrah #hermitage #elevage

Deixe um comentário