Tomei um vinho com minha idade

Sociedade Agrícola Riograndense Cabernet Franc 1951 – Caxias do Sul – Brasil

HISTÓRIA

 Fundada em Porto Alegre em 1929 por iniciativa de José Moraes Vellinho, com o objetivo de ser o braço comercial do Sindicato Viti-Vinícola do Rio Grande do Sul, criado em Caxias do Sul no ano anterior. A cooperativa usava as cantinas dos associados em Caxias, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e arredores, e alugava outras. No decorrer da década de 1930 sua produção se diversificou, incluindo champanhas, vermutes, sucos de uva, vinhos espumantes, filtrados doces, grapa e bagaceira, e foram iniciados experimentos no vinhedo Granja União para adaptar novas castas europeias ao clima e aos terrenos regionais, com vistas à produção de vinhos finos. Até a década de 1950, o principal produto da Sociedade foi o vinho Castelo. Neste período continuava sendo a maior organização nacional no setor vitivinícola, produzindo 32 milhões de litros e exportando 13 milhões. Mais tarde a Companhia iniciou uma associação com a empresa Martini & Rossi se responsabilizando por todas as etapas da produção até o engarrafamento, cabendo à Martini rotular e vender sob a marca Chateau Duvalier, que se tornou famosa no Brasil. Mas mantendo sua linha própria Granja União. O encerramento das atividades ocorreu em 1997.

UM POUCO SOBRE ESTE VINHO

As garrafas deste vinho foram encontradas enterrados há mais ou menos 25 anos e então foram transportados para uma cave e guardados com muito carinho por todos esses anos. A única informação que se tinha deles era a data em uma placa de madeira indicando a safra de 1951. Somente no ano de 2018, em uma reunião de colegas da enologia, foi aberta uma garrafa para analisar as condições do vinho, deixando os mesmos a se levarem pela emoção de imaginar os imigrantes dessa terra elaborando o primeiro vinho de guarda nacional.

NOTAS DE DEGUSTAÇÃO

A muito tempo quero provar um vinho com minha data de nascimento, mas nunca encontrei nada pois pelo visto foi uma safra em difícil em todo o mundo, portanto provar este vinho foi uma ocasião especial.

Granada com halo intenso de evolução. Olfativamente marcado pelas frutas vermelhas com evolução, figo seco, tâmara, terroso tostado, e a esperada oxidação característica dos vinhos muito antigos. A boca por sua vez mostrou menos a idade do vinho pois apresentou uma acidez intensa, taninos com esperados já domados, corpo médio, persistência longa e final de boca com as frutas bem maduras e presença dos terciários. Definitivamente o vinho parece mais novo do que é.

Se você comprar uma garrafa destas não esqueça de usar saca-rolha de lâmina para evitar a quebra da rolha, use decanter para separar o vinho dos resíduos que permanecem no final da garrafa. Sirva o vinho assim que terminar o processo de decantação pois ele deverá decair rapidamente. Se comprar mais do que uma não espere que os dois vinhos sejam iguais pois o tempo de garrafa e local de armazenamento, podem alterar a performance do mesmo

Onde encontrar: Vinhos Nacionais.com.br

Preço: R$ 670,00

#VinhosNacionais #SociedadeAgrícolaRiograndense  #Cabernet Franc #VinhosAntigos #VintageWines #VinhosdoBrasil #Vinho #Vino #Wine

Deixe um comentário